sábado, 4 de junho de 2011

ARTIGO CIENTÍFICO

USO COMBINADO DE TESTOSTERONA GEL E SILDENAFILA PARA TRATAR DISFUNÇÃO ERÉTIL EM HOMENS COM DEFICIÊNCIA ANDRÓGENA, APÓS FALÊNCIA DA SILDENAFILA ISOLADAMENTE.

Autoria: Brian D. Rosenthal, Noah R. may, Michael J. Metro,
Richard C. Harkaway and Phillip C. Ginsberg -  Janeiro 2007.

   O artigo citado trata da disfunção erétil que prevalece entre homens com idade maior que 40 anos, sendo essa uma queixa comum no cenário ambulatório. Essa doença é decorrente da presença de níveis diminuídos de testosterona que pode indicar deficiência androgênica, sendo uma das causas primárias dessa disfunção.
  O tratamento com testosterona melhora os efeitos da deficiência androgênica no tecido ósseo muscular e na eritropoiese, nos estudos realizados observou-se que em um total de 90 homens sendo tratados durante um periódico de 3 meses com sildenafila, desses, 24 apresentaram testosterona normal/baixa, 24 tiveram um nível de PSA <2,0 ng/mL ou menos. Nenhum dos participantes tinha achados sugestivos de malignidade ao exame físico, portanto 24 indivíduos receberam a terapia e foram elegíveis para a avaliação.
   Após 4 semanas de tratamento com testosterona gel, foi observado um aumento substancial no nível sérico da testosterona de cada indivíduo, com um nível médio de 525 ng/dL. Foi observado um aumento muito pequeno nos níveis de PSA, porém nenhum dos indivíduos readquiriu a potência sexual usando a testosterona gel isoladamente. Ao final da 16° semana de tratamento com testosterona gel combinado com citrato de sildenafila, a maioria dos homens reportou ereções melhoradas, com penetração satisfatória durante o ato sexual, onde apenas 1 paciente teve em escore de qualidade da ereção.
  Embora a amostra do artigo citado seja pequena, os achados sugerem que o uso combinado da testosterona gel com a sildenafila em homens com nível de testosterona normal/baixo e uma história de insucesso com a sildenafila podem melhorar a potência sexual com a normalização dos níveis de testosterona.  

Para acessar o artigo completo:
http://www.dohmsweb.net/apparenza/informes/164_endocrinologia_art_tec.pdf


Publicado por: Tandara C. Bocca

Nenhum comentário:

Postar um comentário